[10:05]
MÍDIA PORTUGUESA Notícias de graça no metrô (*)
Lisboa entrou no início deste ano definitivamente na rota dos jornais gratuitos com a chegada do diário Metro, propriedade da empresa sueca Metro Internacional, que publica 67 edições em 17 países, sobretudo europeus. Embora a primeira publicação do gênero tenha aparecido em Portugal em 1995, com o Jornal da Região, seguido em 2001 pelo Destak, a entrada dos suecos aliados ao grupo português Media Capital é a que traz de fato novidades ao mercado lusitano. Primeiro, alavancou a venda de parte do capital do concorrente Destak ao grupo Cofina e garantiu a passagem do então semanário a diário, confirmando o interesse dos grandes grupos de mídia nacionais no negócio dos commuter newspapers. Depois, fez uma campanha de lançamento ruidosa. E trouxe um conceito novo para os gratuitos portugueses: a sua aparência. Descontando o reduzido número de páginas, é muito semelhante à dos títulos ditos tradicionais.
Os gratuitos são um fenômeno a estudar, avisam os especialistas. Segundo dados da Universidade de Amsterdã, em 2004, os jornais grátis estavam em 29 países e eram responsáveis por uma circulação diária de 15 milhões de exemplares, com uma audiência de 40 milhões de pessoas; e calcula-se que em 2005 cheguem aos 16 milhões de cópias. Isso ocorre ao mesmo tempo em que a circulação média mundial de jornais pagos decresce, assim como as suas vendas. E as edições eletrônicas se multiplicam (duplicaram entre 1999 e 2003). (*) por Dora Ribeiro, jornalista. Continua AQUI
|