[15:54]
Paleontologia: Descoberta primeira pegada de dinossáurio no Alasca
Anchorage, Alasca, 06 Jul (Lusa) - Um estudante norte-americano descobriu uma pegada fossilizada de um dinossáurio num parque nacional no Alasca, numa indicação de que este tipo de animais povoou a região há 70 milhões de anos.
Anthonyo Fiorillo, curador do Museu Nacional de História Natural de Dallas (Texas), disse que a pegada, encontrada a 27 de Junho, mede pouco mais de 20 centímetros de largura e parece corresponder à extremidade inferior de um terápode.
"Parece ser a pegada de uma pata de uma ave gigantesca, mas na realidade trata-se da pegada de um dinossáurio carnívoro", afirmou em conferência de imprensa.
Acrescentou tratar-se da primeira pegada de um dinossáurio descoberta no interior do Alasca. Outros achados semelhantes ocorreram numa zona próxima do rio Colville, perto do Árctico, muito perto do mar.
"Não é necessariamente a pegada que é importante para nós. É o lugar onde foi encontrada que nos entusiasma, pois confirma que o ecossistema era totalmente diferente", indicou Fiorilli.
Acrescentou que as temperaturas na gélida região próxima do Árctico eram muito mais quentes há 70 milhões de anos.
|