MY NOTEPAD
 

quarta-feira, julho 06, 2005


[15:49]

G8: Polícia anula manifestação prevista, organização diz que vai mantê-la


Gleneagles, Reino Unido, 06 Jul (Lusa) - A polícia britânica anunciou hoje que foi anulada, por razões de segurança, a manifestação de protesto prevista para a abertura da cimeira do G8 em Gleneagles (Escócia), mas a organização informou que tenciona mantê-la apesar da proibição.

"Houve muitos tumultos, muitos actos de delinquência. É muito perigoso avançar (com a manifestação prevista). Estamos a aconselhar as pessoas a não virem para cá", disse à imprensa um porta-voz da polícia britânica, referindo-se aos confrontos registados hoje de madrugada.

Pouco depois, o porta-voz do "G8 Alternativo", Mark Brown, disse por seu turno à imprensa que a organização "mantém a manifestação".

"A polícia pode dizer o que quiser. Nós continuamos a negociar com eles", acrescentou.

"Ainda não sabemos a que horas vai começar", disse por seu lado Maureen Watson, membro da organização da manifestação, inicialmente prevista para as 12:00 (mesma hora em Lisboa) e para a qual esperam a participação de cerca de 5.000 pessoas.

Milhares de manifestantes estão hoje a convergir para Gleneagles, onde entre hoje e sexta-feira os líderes dos sete países mais ricos do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália Reino Unido e Japão) e da Rússia vão discutir nomeadamente a luta contra a pobreza extrema em África e as alterações climáticas.

Hoje de madrugada, dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia quando as forças de segurança tentaram impedir-lhes o acesso ao centro de Gleneagles (70 quilómetros a norte de Edimburgo).
G8: Confrontos entre manifestantes e polícia no primeiro dia da cimeira

Dezenas de manifestantes envolveram-se esta madrugada em confrontos com a polícia quando tentavam cortar uma das estradas de acesso a Gleneagles, na Escócia, onde hoje à tarde se inicia a cimeira do G8.
Mais de uma centena de activistas vestidos de negro, muitos com as caras tapadas com lenços ou encapuzados, partiram vidros de carros estacionados e atiraram pedras à polícia perto de Gleneagles, em Stirling, onde cerca de 5.000 anarquistas e militantes anti- globalização estão acampados, segundo repórteres no local.
Um porta-voz da Polícia Central da Escócia confirmou que alguns agentes foram atacados na madrugada de hoje em "incidentes isolados" e previu grandes congestionamentos de trânsito na região, em consequência do encerramento da auto-estrada M9, principal via entre Gleneagles a Edimburgo, a capital da Escócia.
Na segunda-feira registaram-se também incidentes na capital escocesa entre manifestantes e polícias, que terminaram com a detenção de cerca de cem pessoas.
A polícia reforçou a segurança em Edimburgo, onde se hoje se realiza uma manifestação organizada pelo músico e activista irlandês Bob Geldof, que pede aos líderes do G8 que atenuem a pobreza em África.
Geldof espera que um milhão de pessoas participem nesta manifestação, enquanto que outra marcha tentará avançar até ao hotel de Gleneagles para protestar contra o G8.
Os líderes dos países mais ricos do mundo e a Rússia iniciam esta tarde a sua reunião no luxuoso Hotel Gleneagles, em redor do qual foi montado um muro de aço de cinco quilómetros de perímetro.
CM.

Na sequência desses confrontos, segundo a polícia, 16 pessoas foram detidas.




 


Postado por Ana M.C_Portugal