MY NOTEPAD
 

quarta-feira, julho 06, 2005


[15:50]

Açores: Governo propõe que Graciosa e Corvo sejam reserva da biosfera


Ponta Delgada, 06 Jul (Lusa) - O Governo açoriano vai propor a classificação das ilhas Corvo e Graciosa como Reservas da Biosfera da UNESCO, o que permitirá potenciar a visibilidade turística e interesse científico pelo arquipélago, anunciou o director regional do Ambiente.

Eduardo Carqueijeiro adiantou à Agência Lusa que a classificação das duas ilhas açorianas, que será discutida hoje na reunião da Rede do Atlântico Este de Reservas da Biosfera (REDBIOS), constitui uma "mais valia", uma vez que possibilita intercâmbios científicos e a divulgação mundial do arquipélago.

Da responsabilidade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a rede mundial de Reservas da Biosfera inclui zonas classificadas em todos os continentes.

O Paul do Boquilobo, situado junto ao rio Tejo, é a única área protegida portuguesa integrada nesta rede desde 1980, que inclui outras centenas de zonas no Mundo como o Pantanal e a Amazónia Central (Brasil), Yellowstone e Deserto Mojave (EUA), Monte Olympus (Grécia) e o delta do Rio Vermelho (Vietname).

O Corvo, a ilha mais pequena do arquipélago açoriano, tem cerca de quatro centenas de habitantes, enquanto que a Graciosa, localizada no Grupo Central dos Açores, possui pouco mais de cinco mil pessoas.

Eduardo Carqueijeiro adiantou que o processo, que deverá demorar cerca de dois anos até à decisão final, está ainda no início, embora os especialistas presentes na ilha de São Miguel para a reunião do REDBIOS já se tenham demonstrado favoráveis à classificação das duas ilhas açorianas.

"A Reserva da Biosfera tem como principal função a defesa e protecção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentado e o conhecimento científico", explicou o director regional do Ambiente.

Este instrumento de planeamento, que conta já com 482 classificações no Planeta, poderá ser ainda alargado a outras ilhas, pois, segundo Eduardo Carqueijeiro, "o processo não está fechado".

O programa, que concilia interesses humanos e ambientais prevê, tal como a classificação de património mundial da UNESCO, verbas de apoio ao desenvolvimento de actividades sustentáveis, às quais os Açores poderão candidatar-se caso a classificação lhe seja conferida.

Actualmente, 112 países já contam com espaços classificados com o título de reserva da biosfera.





 


Postado por Ana M.C_Portugal