MY NOTEPAD
 

quarta-feira, julho 06, 2005


[16:43]

Incêndios: Risco máximo de fogo em cinco distritos - Agência Prevenção Incêndios


Cinco distritos de Portugal continental estão classificados com o risco "máximo" de incêndio, seis em grau "muito elevado" e cinco "elevado", segundo as previsões para quinta-feira divulgadas hoje pela Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais (APIF).

Os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu e Castelo Branco encontram-se sob risco "máximo", enquanto Braga, Porto, Aveiro, Guarda, Coimbra e Leiria estão com alerta "muito elevado".

A APIF colocou em grau de alerta "elevado" para quinta-feira os distritos de Lisboa, Santarém, Beja, Évora e Faro.

De acordo com as previsões deste organismo, somente os distritos de Setúbal e Portalegre têm um risco "moderado" de incêndio.

A escala de classificação usada pela APIF, um organismo do Ministério da Agricultura, vai de um até cinco, sendo o primeiro equivalente ao "reduzido" seguindo-se o "moderado", o "elevado", o "muito elevado" e o quinto corresponde ao "máximo".

As previsões da APIF abrangem apenas os 18 distritos de Portugal Continental.





 


Postado por Ana M.C_Portugal

 



[16:14]

Ambiente: Má qualidade do ar custa à UE 200 mil milhões por ano em saúde


Bruxelas, 06 Jul (Lusa) - A Comissão Europeia revelou terça- feira que a má qualidade do ar custa 200 mil milhões de euros por ano aos serviços de saúde europeus, levando o Parlamento Europeu a aprovar uma resolução a favor das tecnologias ambientais.

O Parlamento aprovou o "Plano de Acção a favor das tecnologias ambientais", proposto pela Comissão para "reduzir a pressão sobre os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos europeus".

Ao mesmo tempo, o comissário europeu para o Meio Ambiente, Stavros Dimas, apelou às instituições comunitárias para fazerem "algo mais" para evitar a contaminação do ar, que provoca 350 mil mortes prematuras e custa 200 mil milhões de euros aos serviços de saúde dos países comunitários.

A contaminação do ar causa "problemas respiratórios, bronquites e mortes prematuras", recordou Dimas, pedindo ao parlamento para apoiar a estratégia comunitária para esta área, incluída num pacote de sete medidas previstas para o ambiente.

Mesmo se as políticas actuais resultarem, se não for feito "algo mais", em 2020 as mortes prematuras anuais continuarão a ser cerca de 270 mil e haverá "graves riscos" para cerca de um milhão de quilómetros quadrados de ecossistemas.

A maioria dos cidadãos europeus "vêem um claro valor acrescentado" numa acção comunitária em relação ao ambiente, argumentou.

Dimas frisou que políticas ambientais correctas só favorecem a economia, ajudando à criação de empregos, e que a contaminação do ar e os problemas de saúde associados custam às empresas 150 milhões de dias de trabalho em cada ano.

A resolução adoptada terça-feira pelo Parlamento Europeu visa também contribuir para a competitividade e o crescimento económico e garantir que a União Europeia tenha nos próximos anos "um papel de liderança no desenvolvimento e aplicação das tecnologias ambientais", um sector onde há "muitas oportunidades" para as empresas.





 


Postado por Ana M.C_Portugal

 



[16:00]

PR/Paraguai: Jorge Sampaio inicia visita com política e economia na agenda


Assunção, 06 Jul (Lusa) - O Presidente da República inicia hoje uma visita oficial ao Paraguai, primeira etapa de uma deslocação que o levará ao Chile, para aprofundar as relações económicas e políticas e "dar mais visibilidade" a Portugal na América Latina.

O Paraguai, primeira paragem do périplo que termina sábado no Chile, tem um interesse especial para Portugal por ser membro do Mercosul, organização a que pertence também o Brasil e que está a negociar com a União Europeia um acordo de cooperação.

Na curta estadia em Assunção, onde chegou terça-feira à noite, Jorge Sampaio manterá hoje um encontro com o seu homólogo paraguaio, Nicanor Duarte Frutos, visitando em seguida o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal de Justiça.

O Presidente viaja com uma comitiva de 27 empresários, entre os quais o presidente do ICEP, João Marques da Cruz, representantes de bancos nacionais e de empresas de construção civil.

No plano económico, estará em destaque o investimento agro- pecuário do grupo Espírito Santo, presente neste país da América Latina há cerca de 30 anos.

Hoje à noite, a comitiva presidencial parte para Santiago, dando início na quinta-feira a uma visita de três dias ao Chile, em que as relações políticas e económicas bilaterais estarão em evidência.

O Chile é uma das economias mais dinâmicas da região da região e o terceiro mais importante parceiro comercial de Portugal na América Latina, depois do Brasil e do México.

Na passagem por terras chilenas, onde estão presentes 25 empresas portuguesas, serão assinados acordos para evitar a dupla tributação, completando, assim, o quadro jurídico das relações económicas bilaterais, e um acordo para a protecção dos investimentos, estando ainda previstos contactos entre as indústrias de Defesa dos dois países.

Na quinta-feira de manhã, Jorge Sampaio é recebido pelo seu presidente chileno, Ricardo Lagos, e inaugura um busto de Camões numa das principais avenidas da capital chilena.

Com a viagem ao Chile e Paraguai, Jorge Sampaio completa um ciclo de deslocações à América Latina ao longo dos seus dois mandatos, que incluiu visitas oficiais ao Brasil, México, Venezuela e Uruguai, e participações em cimeiras ibero-americanas.





 


Postado por Ana M.C_Portugal

 



[15:58]

Colecção de arte de Champalimaud começa hoje a ser leiloada em Londres


A colecção de arte do empresário português António Champalimaud, falecido no ano passado, começa hoje a ser leiloada em Londres pela prestigiada casa de leilões Christie's, podendo ser licitada por um total de 22 milhões de euros.

Em leilão vão estar 30 quadros e mais de 170 objectos ou antiguidades, entre as quais algumas peças únicas de mobiliário francês (Luís XVI), porcelanas orientais, pratas e tapeçarias.

A colecção, considera no catálogo da Christie's como a "venda da época", poderá regressar a Portugal, na medida em que "há muitos portugueses interessados em comprar peças", que até já fizeram "ofertas muito competitivas", segundo o vice-presidente da leiloeira, o também português Pedro Girão.

A prestigiada casa britânica espera que o lote total possa ser vendido por mais de 22 milhões de euros, tendo em conta que se trata de "uma das melhores colecções privadas que passou pela Christie's desde sempre".

A principal atracção do leilão, que se prolonga até quinta- feira em Londres, é uma obra não datada do pintor italiano António Canal, ou Canaletto (século XVIII), avaliada em oito milhões de euros (1,6 milhões de contos).




 


Postado por Ana M.C_Portugal

 



[15:54]

Paleontologia: Descoberta primeira pegada de dinossáurio no Alasca


Anchorage, Alasca, 06 Jul (Lusa) - Um estudante norte-americano descobriu uma pegada fossilizada de um dinossáurio num parque nacional no Alasca, numa indicação de que este tipo de animais povoou a região há 70 milhões de anos.

Anthonyo Fiorillo, curador do Museu Nacional de História Natural de Dallas (Texas), disse que a pegada, encontrada a 27 de Junho, mede pouco mais de 20 centímetros de largura e parece corresponder à extremidade inferior de um terápode.

"Parece ser a pegada de uma pata de uma ave gigantesca, mas na realidade trata-se da pegada de um dinossáurio carnívoro", afirmou em conferência de imprensa.

Acrescentou tratar-se da primeira pegada de um dinossáurio descoberta no interior do Alasca. Outros achados semelhantes ocorreram numa zona próxima do rio Colville, perto do Árctico, muito perto do mar.

"Não é necessariamente a pegada que é importante para nós. É o lugar onde foi encontrada que nos entusiasma, pois confirma que o ecossistema era totalmente diferente", indicou Fiorilli.

Acrescentou que as temperaturas na gélida região próxima do Árctico eram muito mais quentes há 70 milhões de anos.




 


Postado por Ana M.C_Portugal

 



[15:53]

Bush garante que Presos de Guantanamo são "bem tratados"


Copenhaga, 06 Jul (Lusa) - O Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou hoje que os presos de Guantanamo, em Cuba, são "bem tratados" e que a situação na base militar norte-americana é de "total transparência".

Os detidos em Guantanamo terão um "julgamento justo" depois dos tribunais norte-americanos decidirem, caso a caso, se estes serão julgados pelos tribunais civis ou militares, prometeu Bush, durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, em Copenhaga.

Depois de indicar que Fogh Rasmussen lhe tinha expressado a sua preocupação pela situação daqueles detidos, que começaram a ser transferidos para Guantanamo durante a guerra no Afeganistão há dois anos e meio, Bush afirmou que já foram "enviados muitos para casa" e recordou que a maioria desses prisioneiros foi capturada "no campo de batalha".

A Cimeira do Grupo dos Oito (França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Canadá, Estados Unidos, Japão e Rússia), que hoje se inicia em Gleneagles na Escócia dominada pela ajuda a África e mudanças climáticas, também foi abordada na reunião com o primeiro-ministro dinamarquês, referiu o Presidente dos EUA.

Sobre às mudanças climáticas, o chefe de Estado norte-americano afirmou que queria deixar para trás a polémica sobre o Protocolo de Quioto, que obriga à redução das emissões de dióxido de carbono e que os EUA não subscreveram, o único país do G8 que não o fez.

Ao contrário, Bush considera que "há uma melhor maneira de avançar" e defende uma maior investigação em novas tecnologias que permitam "controlar a emissão daqueles gases tanto quanto possível".

O Presidente manifestou interesse em partilhar esses pontos de vista "não só com os países do G8 mas também com a China e a Índia, que fazem parte dos países convidados para a reunião".

Como países convidados, pela presidência britânica do G8, assistirão à Cimeira de Gleneagles, a Índia, a China, o México, o Brasil e a África do Sul.

Por seu lado, o primeiro-ministro dinamarquês instou o Presidente norte-americano e os países do G8 a conceder prioridade à ajuda a África e lançou um apelo para pôr fim aos subsídios agrícolas para facilitar um comércio justo com os países pobres.

Bush - que hoje faz 59 anos, está na Dinamarca para agradecer àquele país a contribuição que deu à coligação internacional no Iraque.





 


Postado por Ana M.C_Portugal

 



[15:50]

Açores: Governo propõe que Graciosa e Corvo sejam reserva da biosfera


Ponta Delgada, 06 Jul (Lusa) - O Governo açoriano vai propor a classificação das ilhas Corvo e Graciosa como Reservas da Biosfera da UNESCO, o que permitirá potenciar a visibilidade turística e interesse científico pelo arquipélago, anunciou o director regional do Ambiente.

Eduardo Carqueijeiro adiantou à Agência Lusa que a classificação das duas ilhas açorianas, que será discutida hoje na reunião da Rede do Atlântico Este de Reservas da Biosfera (REDBIOS), constitui uma "mais valia", uma vez que possibilita intercâmbios científicos e a divulgação mundial do arquipélago.

Da responsabilidade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a rede mundial de Reservas da Biosfera inclui zonas classificadas em todos os continentes.

O Paul do Boquilobo, situado junto ao rio Tejo, é a única área protegida portuguesa integrada nesta rede desde 1980, que inclui outras centenas de zonas no Mundo como o Pantanal e a Amazónia Central (Brasil), Yellowstone e Deserto Mojave (EUA), Monte Olympus (Grécia) e o delta do Rio Vermelho (Vietname).

O Corvo, a ilha mais pequena do arquipélago açoriano, tem cerca de quatro centenas de habitantes, enquanto que a Graciosa, localizada no Grupo Central dos Açores, possui pouco mais de cinco mil pessoas.

Eduardo Carqueijeiro adiantou que o processo, que deverá demorar cerca de dois anos até à decisão final, está ainda no início, embora os especialistas presentes na ilha de São Miguel para a reunião do REDBIOS já se tenham demonstrado favoráveis à classificação das duas ilhas açorianas.

"A Reserva da Biosfera tem como principal função a defesa e protecção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentado e o conhecimento científico", explicou o director regional do Ambiente.

Este instrumento de planeamento, que conta já com 482 classificações no Planeta, poderá ser ainda alargado a outras ilhas, pois, segundo Eduardo Carqueijeiro, "o processo não está fechado".

O programa, que concilia interesses humanos e ambientais prevê, tal como a classificação de património mundial da UNESCO, verbas de apoio ao desenvolvimento de actividades sustentáveis, às quais os Açores poderão candidatar-se caso a classificação lhe seja conferida.

Actualmente, 112 países já contam com espaços classificados com o título de reserva da biosfera.





 


Postado por Ana M.C_Portugal

 



[15:49]

G8: Polícia anula manifestação prevista, organização diz que vai mantê-la


Gleneagles, Reino Unido, 06 Jul (Lusa) - A polícia britânica anunciou hoje que foi anulada, por razões de segurança, a manifestação de protesto prevista para a abertura da cimeira do G8 em Gleneagles (Escócia), mas a organização informou que tenciona mantê-la apesar da proibição.

"Houve muitos tumultos, muitos actos de delinquência. É muito perigoso avançar (com a manifestação prevista). Estamos a aconselhar as pessoas a não virem para cá", disse à imprensa um porta-voz da polícia britânica, referindo-se aos confrontos registados hoje de madrugada.

Pouco depois, o porta-voz do "G8 Alternativo", Mark Brown, disse por seu turno à imprensa que a organização "mantém a manifestação".

"A polícia pode dizer o que quiser. Nós continuamos a negociar com eles", acrescentou.

"Ainda não sabemos a que horas vai começar", disse por seu lado Maureen Watson, membro da organização da manifestação, inicialmente prevista para as 12:00 (mesma hora em Lisboa) e para a qual esperam a participação de cerca de 5.000 pessoas.

Milhares de manifestantes estão hoje a convergir para Gleneagles, onde entre hoje e sexta-feira os líderes dos sete países mais ricos do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália Reino Unido e Japão) e da Rússia vão discutir nomeadamente a luta contra a pobreza extrema em África e as alterações climáticas.

Hoje de madrugada, dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia quando as forças de segurança tentaram impedir-lhes o acesso ao centro de Gleneagles (70 quilómetros a norte de Edimburgo).
G8: Confrontos entre manifestantes e polícia no primeiro dia da cimeira

Dezenas de manifestantes envolveram-se esta madrugada em confrontos com a polícia quando tentavam cortar uma das estradas de acesso a Gleneagles, na Escócia, onde hoje à tarde se inicia a cimeira do G8.
Mais de uma centena de activistas vestidos de negro, muitos com as caras tapadas com lenços ou encapuzados, partiram vidros de carros estacionados e atiraram pedras à polícia perto de Gleneagles, em Stirling, onde cerca de 5.000 anarquistas e militantes anti- globalização estão acampados, segundo repórteres no local.
Um porta-voz da Polícia Central da Escócia confirmou que alguns agentes foram atacados na madrugada de hoje em "incidentes isolados" e previu grandes congestionamentos de trânsito na região, em consequência do encerramento da auto-estrada M9, principal via entre Gleneagles a Edimburgo, a capital da Escócia.
Na segunda-feira registaram-se também incidentes na capital escocesa entre manifestantes e polícias, que terminaram com a detenção de cerca de cem pessoas.
A polícia reforçou a segurança em Edimburgo, onde se hoje se realiza uma manifestação organizada pelo músico e activista irlandês Bob Geldof, que pede aos líderes do G8 que atenuem a pobreza em África.
Geldof espera que um milhão de pessoas participem nesta manifestação, enquanto que outra marcha tentará avançar até ao hotel de Gleneagles para protestar contra o G8.
Os líderes dos países mais ricos do mundo e a Rússia iniciam esta tarde a sua reunião no luxuoso Hotel Gleneagles, em redor do qual foi montado um muro de aço de cinco quilómetros de perímetro.
CM.

Na sequência desses confrontos, segundo a polícia, 16 pessoas foram detidas.




 


Postado por Ana M.C_Portugal

 



[15:33]

Matosinhos: "Portugal Eléctrico" regressa com Gabriel Pensador e "Babado Novo"


A banda brasileira "Babado Novo" e o rapper Gabriel Pensador são os cabeças-de-cartaz da 5ª edição do "Portugal Eléctrico", um festival de estilo carnavalesco que vai decorrer a 22 e 23 na marginal de Matosinhos.

Esta será a primeira vez que a banda "Babado Novo", considerada como uma revelação do "axé music" (fusão de ritmos nordestinos, caribenhos e africanos), actuará em Portugal (dia 22), depois de cumprir uma tournée nos Estados Unidos.

Já Gabriel Pensador (dia 23) dará a conhecer o seu lado musical mais electrónico, apresentando "um agitar mais forte que os anteriores".


 


Postado por Ana M.C_Portugal

 



[15:30]

UE/Energia: Comissão insta Portugal a adoptar legislação sobre biocombustíveis


A Comissão Europeia instou hoje Portugal a transpor para a legislação nacional as normas comunitárias sobre biocombustíveis, no que constitui o segundo passo do processo de infracção e o último antes de Bruxelas levar o caso a tribunal.

A Comissão observa que mesmo depois da notificação de Fevereiro passado, Portugal continua sem informar a Comissão sobre as medidas entretanto tomadas para transpor para a lei nacional a directiva comunitária (lei europeia) que visa promover o uso de biocombustíveis e outros combustíveis renováveis nos transportes.

Além de Portugal, outros oito Estados-membros ainda não cumpriram as suas obrigações nesta matéria, e esta é a derradeira oportunidade de o fazerem antes de a Comissão avançar com a apresentação de queixas formais perante o Tribunal de Justiça Europeu.

A directiva, de Maio de 2003, e que estabelece como objectivo que os biocombustíveis ocupem 2 por cento do mercado de energia no final de 2005 (e 5,75 em 2010), previa que os Estados-membros cumprissem três obrigações durante o ano de 2004.

Os Estados-membros, recorda a Comissão, deveriam transpor a directiva para a legislação nacional, entregar à Comissão um relatório com a previsão de um objectivo indicativo sobre a parte de mercado gasolina e gasóleo que os biocombustíveis ocupariam até final de 2005, e fornecer explicações sobre eventuais fossos entre esse objectivo e o valor de referência de 2 por cento.

Vários Estados-membros não informaram a Comissão sobre o processo de transposição das normas comunitárias para a legislação nacional e outros continuam sem indicar objectivos ou apontam objectivos aquém do desejado e argumentos considerados insuficientes pela Comissão.

A meta indicativa de Portugal vai ao encontro do objectivo da directiva (2 por cento em 2005), foi traçada ainda em 2004, no quadro da aprovação do Plano Nacional para as Alterações Climáticas, e indicada na resolução do Conselho de Ministros de 31 de Julho desse ano.

Contudo, e à semelhança de vários outros Estados-membros - Estónia, Finlândia, Grécia, Holanda, Itália, Luxemburgo e Eslovénia - Portugal tarda em transpor para a legislação nacional uma directiva que a Comissão considera vital em vários domínios.

Para o comissário Andris Piebalgs, responsável pela pasta da Energia, esta situação de incumprimento é "particularmente lamentável" atendendo a que os biocombustíveis podem desempenhar um papel importante na política europeia em matéria de transportes e de energia, com repercurssões na agricultura e ambiente.

"Trata-se, de facto, de uma das raras opções de que dispomos para substituirmos os combustíveis à base de petróleo utilizados no sector dos transportes", afirmou, acrescentando que o recurso a biocombustíveis não só permite lutar contra o fenómeno das alterações climáticas como diversificar as fontes de energia na Europa, reduzir a dependência relativamente às importações de petróleo e também abrir mercados à agricultura europeia.

Os biocombustíveis compreendem o biodiesel, biogás e bioetanol.


Fonte: LUSA



 


Postado por Ana M.C_Portugal

 

 


Links

My Blog
My Multiply
My Livejournal
My Photos
My Calendar
My Girls
My hi5
My MSN
My Webmail
My Email

 
Notícias Anteriores


Incêndios: Risco máximo de fogo em cinco distritos...


Ambiente: Má qualidade do ar custa à UE 200 mil mi...


PR/Paraguai: Jorge Sampaio inicia visita com polít...


Colecção de arte de Champalimaud começa hoje a ser...


Paleontologia: Descoberta primeira pegada de dinos...


Bush fala sobre os Presos de Guantanamo


Governo propõe Graciosa e Corvo para Reserva da Bi...


G8: Polícia anula manifestação prevista


My Notepad


My Notepad

 

Arquivo

julho 2004
setembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
julho 2005


-- HOME --
 

FEED NOTÍCIAS

Público
Lusa
The New York Times
BBC News
Le Figaro
Estadão
 

Powered By


Copyright