MY NOTEPAD
 

quarta-feira, março 09, 2005


[16:25]

Mulheres Realizam Marcha pela Paz


 


Postado por Ana M.C_Portugal

 



[16:02]

No próximo dia 12/3, o Studio 5 traz a Manaus um dos fenômenos da MPB, a cantora Maria Rita.
Maria Rita.


 


Postado por Ana M.C_Portugal

 



[15:59]

Denúncia diminui violência contra mulher, diz delegada


 


Postado por Ana M.C_Portugal

 

segunda-feira, março 07, 2005


[16:34]

Portal Amazónia


 


Postado por Ana M.C_Portugal

 



[15:36]

Le Monde.fr : Une nouvelle génèration de femmes s'est lancée en politique


 


Postado por Ana M.C_Portugal

 

domingo, março 06, 2005


[06:23]

EXPEDIÇÃO ANDES-AMAZONAS (*)
[23.02.2005 - 2:02 PM]


Uma expedição científica percorrerá o Rio Amazonas, durante quatro meses e meio, da nascente, nos Andes, à foz, no Atlântico, para comprovar que o Amazonas é provavelmente mais extenso, o que pode colocá-lo como o maior rio do mundo, tanto em volume de água quanto em extensão, à frente do Nilo. A expedição vai traçar, ainda, o perfil sedimentológico do rio, observando a quantidade de matéria sólida que é transportada pelo Amazonas até o oceano Atlântico.
A Expedição Científica Andes-Amazonas está sendo preparada pela Organização Sócio-Ambiental e Expedições Científicas (Ambi), com o apoio da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), dos Ministérios do Meio Ambiente, dos Transportes, e dos Institutos Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), universidades federais do Amazonas e do Acre, além da Agência Nacional de Águas e do Ibama.

A previsão é que a equipe multidisciplinar de 52 pesquisadores do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Suriname, Bolívia, Guiana e Guiana Francesa parta em julho de 2005.

De acordo com o geólogo Paulo Roberto Martini, do Inpe, a utilização dos sistemas de Informação geográficas (SIG) e de georreferenciamento por satélite apontam uma nova medida para o Amazonas. Segundo ele, foi possível montar um mosaico de imagens sobre o rio, transformando-as em imagens cartográficas.

O trabalho agora é classificar a água do rio, reconhecendo os canais principais, já que o Amazonas é cheio de meandros e ilhas, disse Martini. O geólogo explicou, ainda, que os estudos estão acompanhando o Amazonas, considerando seu principal formador o rio Ucaiali, mais extenso que o rio Maranhão, usado na medição tradicional por ter maior volume de água.

Além de apoiar o projeto, o Ministério do Meio Ambiente participará da expedição com técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos, Agência Nacional de Águas e Ibama. Os pesquisadores não só percorrerão o rio como passarão pelas costas atlântica e pacífica, montanhas andinas, florestas e bacias hidrográficas do Orinoco (Peru) e da Amazônia, analisando aspectos sociais e antropológicos.

O foco dos estudos, no entanto, são as águas da região. De acordo com o hidrólogo da Secretaria de Recursos Hídricos do MMA, Jonair Mongin, os sedimentos que estão sendo transportados pelo rio Amazonas dos Andes para o oceano Atlântico são depositados na Costa Atlântica do norte da América do Sul e estão reconfigurando o continente.

Os sedimentos andinos, segundo Mongin, são conseqüências de erosão natural do degelo e das chuvas, mas as mudanças climáticas e a ação do homem estão interferindo nesse processo, causando desertificação e colocando em risco as nascentes dos rios formadores do Amazonas e da Bacia Amazônica.


(*) por Altino Machado. AQUI
Fonte: Ministério do Ambiente do Brasil



 


Postado por Ana M.C_Portugal

 



[06:21]

HONRE A PALAVRA, PRESIDENTE! (*)
[15.02.2005]


align=
Foto retirada DAQUI.

Luiz Inácio falou: "Lá no cantinho do céu, Chico pode ter certeza de uma coisa: nós vamos prosseguir sua luta ainda com mais força, nos campos e nas cidades, para libertar o país de uma vez por todas desses jagunços e seus mandantes, escondidos na selva e nos gabinetes."
Como se não bastasse o assassinato da missionária norte-americana Dorothy Mae Stang, em Anapu, no sábado, mais dois assassinatos foram registrados no Estado do Pará.

Cláudio Matogrosso, liderança da gleba Manduacari, também foi assassinado em Anapu, no mesmo distrito onde Dorothy foi vitimada. E o sindicalista Daniel Soares da Costa Filho foi assassinado no município de Parauapebas, sudeste do estado.
O presidente Lula, a quem cabe a palavra final sobre um plano de trabalho articulado de forças federais e estaduais para solucionar o conflito no Pará, encontra-se em viagem ao Suriname e promete antecipar a volta em nove horas.


Lula já foi advertido na segunda-feira, em Carta da Sociedade Civil, que "se o governo não for capaz de estabelecer sua autoridade na região agora, sem mais tardar, antecipando-se a novos assassinatos, correrá o risco de passar para a história como o campeão da violência rural, da grilagem de terras públicas e do desmatamento ilegal".


O assassinato de Dorothy Stang já não é o mais recente entre os cerca de 125 que vitimaram lideranças e apoiadores dos movimentos sociais rurais durante o governo de Lula, sendo que aproximadamente 40% desse total ocorreram somente no Pará.


Para resolver a escalada de violência e a impunidade reinante no país, sobretudo na Amazônia, bastaria Lula cumprir a promessa que fez em depoimento ao site Chico Mendes.


Ou será que temos que esquecer o que Luiz Inácio falou? Leia o depoimento:

“Chico talvez nem soubesse o que queria dizer ecologia e muito menos holocausto ecológico quando começou sua romaria pela floresta para organizar a peãozada dos seringueiros - primeiro, no sindicato dos trabalhadores rurais e, mais tarde, para criar o PT.


Nessas caminhadas pela mata, ele acabou juntando numa bandeira só a luta ecológica, a luta sindical e a luta partidária, porque sabia que elas são indissociáveis, uma alimentando a outra no mesmo ciclo da vida na floresta.


Quando estive pela última vez em Xapuri, no Acre, antes da tragédia da véspera do Natal, para ajudar na campanha do Chico a prefeito, em 1985, a barra já estava pesando. Os fazendeiros do centro-sul do pais que tinham invadido a região não escondiam de ninguém que ele estava marcado para morrer.


Logo o Chico que foi um dos mais apaixonados defensores da vida que já conheci, um homem tão puro e tão limpo como a água da chuva da mata que foi sua companheira inseparável.


Para honrar seu sacrifício e o de outros tantos companheiros, chegou a hora da nação dar um basta. O povo brasileiro não admite mais ser humilhado, massacrado, dizimado como a Amazônia.

Não, não basta pôr na cadeia quem apertou o gatilho só para dar uma satisfação à opinião pública mundial. Chegou a hora de romper com todo este sistema corrompido e arbitrário que municia as mãos assassinas e que nas últimas duas décadas promoveu um intenso processo de concentração da terra e da renda.

Lá no cantinho do céu, Chico pode ter certeza de uma coisa: nós vamos prosseguir sua luta ainda com mais força, nos campos e nas cidades, para libertar o país de uma vez por todas desses jagunços e seus mandantes, escondidos na selva e nos gabinetes”.


(*) por Altino Machado AQUI




 


Postado por Ana M.C_Portugal

 



[06:05]

CONSUMO: A ÚLTIMA PALAVRA É DELAS
Com dinheiro no bolso e disposição para gastar, as mulheres são o mais forte segmento de consumo.
[05 Março 18h47min 2005]


Se você ainda não percebeu, preste atenção da próxima vez em que for ao shopping center. Observe quem está comprando e não se surpreenda se encontrar poucos homens. As mulheres são, de fato, a grande força do mercado consumidor. Com dinheiro no bolso e disposição para gastar, elas formam o grupo consumidor mais poderoso da atualidade. Elas gostam de olhar vitrines de roupas, de decorar a casa com flores, de servir um prato gostoso no jantar, mas o poder de compra vai a diversos segmentos. Além de serem as grandes consumidoras de cosméticos, jóias, roupas e eletrodomésticos, as mulheres também compram ou decidem a compra de computadores, de planos de previdência privada, seguro de vida e bens de consumo duráveis, como veículos.

Pesquisa de mercado realizada pelo instituto paulista Ipsos-Marplan com 35,8 milhões de consumidores de todo País constatou o poder de compra das mulheres. Entre as entrevistadas (19 milhões de mulheres de todas as idades e classes sociais), 84% faziam supermercado, 57% tinham telefone celular, 26% possuíam computador e 22% tinham cartão de crédito. A pesquisa indica também que 42% das pessoas que decidem a marca e o modelo do carro a ser adquirido são mulheres. Elas são ainda 53% dos proprietários de telefone celular, 40% dos que têm seguro de vida, 45% dos que têm plano de previdência privada e 50% dos donos de computador.

E como consumidoras, as mulheres têm comportamento singular. Elas são atenciosas, exigentes e procuram saber o máximo de informações sobre os produtos antes de comprá-los. E mesmo em tempos de crise, o preço não é o que importa na hora de decidir a compra. Para a maioria das consumidoras, o fundamental é a qualidade do produto. A bancária Regina Ester Vasconcelos compartilha dessa opinião. Na compra de uma máquina fotográfica digital, ela passou horas para escolher o melhor modelo. ''Gosto de saber de todos os detalhes, de saber o que estou comprando. Produtos práticos e eficientes são essenciais para mim. Por isso, não me importo em pagar mais por uma coisa melhor'', diz.

Regina também é exemplo de como as mulheres mandam no mercado consumidor. Na casa dela, embora as contas sejam todas divididas com o marido, ela é quem dá a palavra final. Ela decide todas as compras que são feitas na casa, com exceção, acredite, das frutas e verduras. ''Isso eu não sei escolher. Portanto, essa parte das compras fica para ele fazer'', diz. O marido de Regina, Francisco da Penha Vasconcelos, não se importa em se submeter às opiniões da mulher. ''Ela é muito sensata e controla os gastos da casa. Ela toma as decisões e eu digo: sim, senhora'', afirma.

Outra característica do comportamento da mulher como consumidora é a fidelidade às marcas. Se elas compram um produto que lhes agrade, não pensam duas vezes em repetir a compra. Mesmo quando o concorrente oferece um produto mais barato. A economista Noira Paccini é assim. Principalmente com produtos infantis para a filha de quatro anos. ''A gente quer sempre o melhor para os filhos''. Noira é divorciada e chefe da família. Trabalhadora esforçada, sabe o valor do dinheiro que ganha e por isso não gasta por impulso. Vaidosa, é adepta das compras de cosméticos e roupas, sem deixar de dedicar atenção especial à segurança financeira da família. Tem um plano de capitalização e se interessa por investimentos. Nãos dispensa um carro do ano nem computador moderno em casa.

''Há ainda hoje um certo preconceito em relação aos hábitos de compra feminino. Os homens, principalmente, nos acham consumistas de superfluos. Mas não é bem assim. Hoje não gastamos o dinheiro do marido, mas o nosso dinheiro e isso ensinou muita coisa à mulher'', diz a economista.

(*) por Bárbara Holanda, Jornal O POVO. AQUI



 


Postado por Ana M.C_Portugal

 



[05:56]

Gays e bissexuais são mais expostos ao suicídio
[04 Março 08h47min 2005]

Os homens gays e bissexuais estão mais expostos a cometer uma tentativa de suicídio que os heterossexuais, segundo os resultados de um estudo epidemiológico realizado na França entre 1998 e 2003 publicados nesta sexta-feira.

As possibilidades de tentar terminar com sua vida são treze vezes maiores para os homossexuais e bissexuais que para o restante da população de sua mesma idade e condição social, indicam os dados preliminares divulgados pelo jornal Libération.

O relatório revela além disso que um de cada três indivíduos que comete uma tentativa de suicídio é homossexual ou bissexual.

Além disso, os gays e bissexuais com antecedentes de tentativas de suicídio mal se protegem nas relações sexuais com parceiros desconhecidos.

A tendência ao suicídio neste setor da população não está vinculada a fatores geográficos, sócio-profissionais ou ao fato de viverem sós ou em família, mas a fatores psicosociaies, como "a homofobia que provoca uma péssima estima pessoal", segundo Marc Shelly, médico de saúde pública do Hospital Fernad-Vidal de Paris e um dos autores.

Nos casos de suicídio, segunda causa de mortalidade na França depois dos acidentes de trânsito entre os 15 e os 34 anos, é necessário que psiquiatras atualizem seus procedimentos.

Efetuado sobre 933 homens de 16 a 39 anos, o relatório foi elaborado por pesquisadores independentes franceses sob a supervisão do Instituto Nacional da Saúde e da Investigação Médica (INSERM).

Os poderes públicos devem "acabar com sua apatia ante a amplitude do suicídio de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais", assegura no jornal o porta-voz de federação francesa de centros de gays e lésbicas (CGL), David Auerbach, para quem "o relatório confirma o que vivemos a cada dia".

"Se extrapolarmos os resultados, podemos considerar que a metade dos jovens suicidas são homossexuais ou questionam sua orientação sexual", acrescenta, ao destacar que "o suicídio não está vinculado à homossexualidade, mas à homofobia e é preciso fazer campanhas de prevenção".


Leio AQUI




 


Postado por Ana M.C_Portugal

 

sexta-feira, março 04, 2005


[23:13]

A MELHOR DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (*)


25.02.2005 | “Senhora do Destino”, que chega ao fim no dia 11 de março, é a novela das oito de maior audiência da Rede Globo nos últimos dez anos. Tanto sucesso faz do pernambucano Aguinaldo Silva, 60 anos, o mais importante autor de novelas da atualidade. Homossexual assumido, ex-preso político, ex-militante gay, ele se declara um morador do Rio de Janeiro acuado pelo medo da violência. Trancado em sua mansão de dois andares num condomínio de luxo na Barra da Tijuca, de onde raramente sai, Aguinaldo surpreende quem conhece seu passado de esquerda. “Falta um Carlos Lacerda hoje em dia. Falta alguém que diga: ‘Não pode isso, isso e isso’. Por força das circunstâncias, fica até parecendo que virei conservador. Pago meus impostos e cumpro todas as leis. Por que é que vou compactuar com quem não faz o mesmo? Sou uma pessoa séria, não um conservador”, diz.

Na tarde da última segunda-feira, poucas horas depois de botar o ponto final em “Senhora do Destino”, Aguinaldo Silva recebeu Marcelo Camacho para a seguinte entrevista.


(*) por Marcelo Camacho.
AQUI


 


Postado por Ana M.C_Portugal

 

 


Links

My Blog
My Multiply
My Livejournal
My Photos
My Calendar
My Girls
My hi5
My MSN
My Webmail
My Email

 
Notícias Anteriores


Incêndios: Risco máximo de fogo em cinco distritos...


Ambiente: Má qualidade do ar custa à UE 200 mil mi...


PR/Paraguai: Jorge Sampaio inicia visita com polít...


Colecção de arte de Champalimaud começa hoje a ser...


Paleontologia: Descoberta primeira pegada de dinos...


Bush fala sobre os Presos de Guantanamo


Governo propõe Graciosa e Corvo para Reserva da Bi...


G8: Polícia anula manifestação prevista


My Notepad


My Notepad

 

Arquivo

julho 2004
setembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
julho 2005


-- HOME --
 

FEED NOTÍCIAS

Público
Lusa
The New York Times
BBC News
Le Figaro
Estadão
 

Powered By


Copyright